Como domina a classe dominante (Rio de Janeiro)

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Parceria

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação – Rio de Janeiro

Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região

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Contribuições: somos uma iniciativa sem fins lucrativos e autossustentável, a contribuição tem como objetivo manter os custos operacionais da Escola.
Contribuição Normal: A vista R$ 100,00 ou R$ 120,00 em até 5 vezes
Contribuição Solidária: A vista ou parcelado R$130,00
Professoras/es da rede: 20% de desconto
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Professoras/es filiadas/os ao SEPE e Sinpro-RJ: 40% de desconto
Para ter direito envie um email com qualquer comprovante para matricula@elahp.com.br
Bolsas especiais: desempregados/as, envie uma mensagem expondo sua situação para matricula@elahp.com.br

Certificados: são emitidos certificados para alunas/os com frequência mínima de 70%

Local: SEPE Central, Rua Evaristo da Veiga, 55 – 8º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Sempre aos sábados, das 14h às 18h


Coordenação Pedagógica – Elisa Guaraná

1ª aula – 14/3 – O golpe de 2016 e seus ensinamentos para a esquerda. Um breve panorama da história do Brasil (ou de como domina a classe dominante). O governo Bolsonaro e a história do Brasil. O golpe de 2016, a condenação/prisão/interdição de Lula, a campanha de 2018. Golpes na história do Brasil. Apresentação do programa do curso.
Profa. Maria Carlotto

2ª aula – 21//03 – Pensamento da Classe Dominante Brasileira – As escolas e construções do pensamento da classe dominante no Brasil. A institucionalização do pensamento dominante. As escolas econômicas liberais. ESALQ e Pensa o pensamento centros de produção de conhecimento e ideologia agrícola e agrária.
Professores Antonio Jose Alves e Regina Bruno.

3ª aula – 28/3 – A “questão militar”. Militares na República Velha. Tenentismo, Revolução de 30 e Estado Novo. Segunda Guerra, papel dos Estados Unidos, a tradição golpista até 1964. A ditadura civil-militar. Militares na redemocratização neoliberal. Militares nos governos Lula e Dilma. Os militares e o golpe de 2016. A esquerda e os militares ao longo da história republicana do Brasil.
Prof. José Genoíno – a confirmar

4ª aula – 04/04 – Ideologia, cultura, educação e comunicação. Como se produziram e como se difundiram as visões de mundo da classe dominante, ao longo da história republicana. Jornais e imprensa antes de 64. A relação entre a ditadura e os meios de comunicação. Os meios de comunicação na defesa do neoliberalismo. Os meios de comunicação na oposição aos governos Lula e Dilma. Os meios de comunicação e o golpe de 2016. A esquerda e os meios de comunicação ao longo da história republicana do Brasil.
Professores Orlando Guilhon e Fátima Lima

5ª aula – 18/04 – O sistema de justiça. O sistema de justiça antes de 64 e durante a ditadura civil-militar. O debate sobre o sistema de justiça no Congresso Constituinte de 1987-1988. Poder Judiciário e neoliberalismo. Sistema de justiça durante os governos Lula e Dilma. O sistema de justiça e o golpe de 2016. O PT e o sistema de justiça. Sistema de justiça e exceção na contemporaneidade.
Prof. Wadih Damous

6ª aula – 25/04 – O papel do Estado e de outros aparatos na dominação. O papel dos diferentes ramos da burocracia de estado (empresas, administrações eleitas, burocracia permanente, agências etc.) e suas alterações, ao longo da história, especialmente no período neoliberal. O papel do Legislativo, desde o “voto de cabresto” até o “financiamento empresarial”, incluindo a presente hegemonia da bancada ruralista burguesa.
Professores Dulce Pandolfi  e Olavo Carneiro

7ª aula – 09/5 – Esquerdas e direitas no Brasil. Classes e luta de classes no Brasil- Anarquismo, comunismo, trabalhismo e petismo. Os diferentes desenvolvimentismos. O liberalismo. A extrema direita. As polêmicas atuais na esquerda brasileira. Classes dominantes e dominadas. Frações de classe da burguesia e a luta das classes trabalhadoras. O imperialismo e a dependência. O papel do Estado. O governo Bolsonaro e a história do Brasil.
Professores Orlando Guilhon e José Luis Fevereiro

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