Núcleo de Cooperação
Internacional

G20

O Grupo dos Vinte (G20) é composto por 19 países:

Argentina
Austrália
Brasil
Canadá
China
França
Alemanha
Índia
Indonésia
Itália
Japão
República da Coreia
México
Rússia
Arábia Saudita
África do Sul
Turquia
Reino Unido
Estados Unidos
União Europeia.

Os membros do G20 representam cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial

Verbete

O G20 foi fundado em 1999 após a crise financeira asiática como um fórum para os Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais discutirem questões econômico e financeiras globais. O G20 foi elevado ao nível de Chefes de Estado/Governo na sequência da crise econômico e financeira mundial de 2007 e, em 2009, foi designado o “principal fórum para a cooperação econômica internacional”. A cúpula do G20 realiza-se anualmente, sob a liderança de uma Presidência rotativa. O G20 inicialmente se concentrou em grande parte em questões macroeconômicas amplas, mas desde então expandiu sua agenda para, entre outros, incluir comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e anticorrupção. O G20 não tem um secretariado ou pessoal permanentes. Em vez disso, a Presidência do G20 é rotativa anualmente entre os membros e é selecionada de um agrupamento regional diferente de países. A Presidência do G20 é responsável por reunir a agenda do G20 em consulta com outros membros e em resposta à evolução da economia global. Resumo histórico – em inglês (2023) Brasil na presidência do G20 O Brasil assumirá a presidência de turno do G20 em 1º de dezembro de 2023, pelo período de um ano. Estabelecido, em seu atual formato, em 2008, o G20 consolidou-se, desde então, como o principal foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional. Esta será a primeira ocasião em que o Brasil presidirá o G20 em seu atual formato. Trata-se de processo sem precedentes para o país e oportunidade única para que o Brasil apresente seus atributos e credenciais e projete prioridades de políticas públicas e relações externas nas áreas de atuação do grupo. O G20 constitui-se atualmente de 21 grupos de trabalho, distribuídos em duas “trilhas” – uma coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, com 13 grupos de trabalho; outra, pelo Ministério da Fazenda, com 8 grupos de trabalho –, além de 11 grupos de engajamento com a sociedade civil. A programação da presidência de turno do G20 compreenderá mais de uma centena de reuniões oficiais em todo o território nacional, entre as quais a cúpula de líderes, cerca de 20 reuniões ministeriais, mais de 50 reuniões de altos funcionários, além de dezenas de eventos paralelos. A Cúpula do G20 durante a presidência de turno brasileira está prevista para ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.

Artigos e textos (links externos)

Comunicado Conjunto Brasil-Índia-África do Sul-Estados Unidos — Nova Delhi, 9 de setembro de 2023 Comunicado conjunto por ocasião do encontro entre o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi — Nova Delhi, 10 de setembro de 2023 (Inglês)

Vídeos da Fundação Perseu Abramo sobre

Curso da ELAHP

Páginas do contrato firmado entre a Fundação Perseu Abramo e Escola Latino-americana de História e Política

Núcleo de Cooperação
Internacional