Curso Desigualdade e diversidade ELAHP

Matrículas

A Escola Latino-americana de História e Política é uma iniciativa autossustentável e sem fins lucrativos, todas e todos docentes são voluntários.
As contribuições destinam-se a custear os custo operacionais da escola.
A contribuição para esta atividade VARIA CONFORME A CARGA HORÁRIA.

- Opção A (FDS): 14 horas - R$ 75,00

- Opção B (Dia): 30 horas - R$ 150,00

- Opção C (Noite): 10 horas - R$ 55,00

Grade opção A: 14 horas

Janeiro 2021

16/SAB

9h-12h
Aula 1 – Introdução: as polêmicas sobre política, religião, classe, raça, gênero e a questão LGBTI
Professoras Elisa Guaraná e Rayane Cristina de Andrade Gomes

Objetivo

– Debater a centralidade das questões de raça, classe e gênero para a construção do socialismo, abordando esses tópicos no contexto do capitalismo.

Roteiro

Raça, classe e gênero como uma questão socialista

Debater a polêmica que envolveriam lutas “identitárias” e “gerais”, abordando a questão numa perspectiva totalizante e emancipatória.

Para além da estética: as lutas negras, feministas e de diversidade sexual

Debater as diferentes perspectivas sobre os debates feministas, negros e de diversidade sexual em suas vertentes e consequências políticas para a luta na construção do socialismo

A classe trabalhadora tem raça, gênero e cores diversas: o desafio de articular identidades no Brasil

Debater o mito da democracia racial e as lutas de promoção da igualdade racial, de gênero e LGBTI. Contraste com a ideia de necropolítica e de cordialidade brasileira. Articular com o momento atual e produzir perguntas geradoras para o debate. Como fazer o pertencimento estético se converter em força política? Como demarcar com os debates “identitários” na perspectiva liberal com uma perspectiva socialista?

Bibliografia

DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. Boitempo editorial, 2017.
LANDI, Gabriel; MANOEL, Jones. Raça, classe e revolução. Autonomia literária, 2020.

 

15h-18h
Aula 2 – Política e religião
Aula 3 – Política e classes sociais
Professor Hildebrando Oliveira Maia Junior

19h-21h
Aula 4 – Classe e raça
Aula 5 – Classe e gênero
Professora Josineide de Meneses Silva

17/DOM

9h-12h
Aula 6 – A questão LGBTI
Professor Ronaldo Maia

15h-18h
Aula 7 – Classe, raça, gênero e a questão LGBTI na luta pelo socialismo
Professora Josineide de Meneses Silva

Objetivo: Debater como se deu historicamente a proposição de articulação entre essas opressões e a necessidade de avançarmos politicamente na construção de uma análise estrutural das desigualdades que leve em conta o seu imbricamento.
Roteiro:
1. A construção da articulação entre gênero e raça e o feminismo negro
2. As contribuições do feminismo marxista/socialista para o debate sobre gênero e classe
3. As articulações desses sistemas de opressão no capitalismo e a estruturação e reprodução das desigualdades.
Bibliografia
HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça: Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 26, n. 1
BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades.
TRISTAN, Flora. Feminismo y Socialismo. Antología. Edición de Ana de Miguel y Rosalía Romero. Colección: Clásicos del Pensamiento Crítico – Editorial La Catarata 2003
COLLINS, Patricia H. Em Direção a uma nova visão: raça, classe e gênero como categorias de análise e conexão. In: Reflexões e práticas de transformação feminista/ Renata Moreno (org.). São Paulo: SOF, 2015. 96p. (Coleção Cadernos Sempreviva. Série Economia e Feminismo, 4.

Grade opção B: 30 horas

Janeiro 2021

18/SEG

9h-12h
Aula 1 – Introdução: as polêmicas sobre política, religião, classe, raça, gênero e a questão LGBTI
Professora Elisa Guaraná

15h-18h
Aula 1 – Introdução: as polêmicas sobre política, religião, classe, raça, gênero e a questão LGBTI
Professora Elisa Guaraná

19/TER

9h-12h
Aula 2
Política e religião
Professor Marcelo Mascarenha

15h-18h
Aula 3 – Política e classes sociais
Professor Francisco Farias/UFPI

20/QUA

9h-12h
Aula 4 – Classe e raça
Professora Anselma Sales
Objetivo: Compreender as desigualdades a partir das variáveis gênero, classe e raça, tendo referencial o aporte teórico do final do século XX e início do século XXI que aponta a convergência dessas construções na estrutura e no funcionamento da sociedade contemporânea, de modo a apreender a complexidade, diversidade e formas de operação dessas opressões.

Programa: 1) Convergência entre raça e classe – contribuições do feminismo negro; 2) Convergência entre gênero e classe – contribuições do feminismo marxista/socialista; 3) Raça, classe e gênero – interseccionalidade e consubstancialidade na sociedade contemporânea.

Referências Bibliográficas

BAIRROS, Luiza. Lembrando Lélia Gonzalez, 1935-1994. Afroasia, Salvador, n. 23, 2000.
BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades. Mediações, Londrina, v. 20 N. 2, P. 27-55, jul./dez. 2015.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
COLLINS, Patrícia Hill. “Em direção a uma nova visão: raça, classe e gênero como categorias de análise e conexão”, in: MORENO, Renata (org.). Reflexões e práticas de transformação feminista. São Paulo: SOF, 2015.
CRENSHAW, Kimberle. Documento para o Encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 171-187, 2002.

DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018.

HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça: Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 26, n. 1; 2014.

WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. Revista da ABPN, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1; p. 8-17, 2010.

15h-18h
Aula 5 – Classe e gênero
Professora Ana Lídia Aguiar

21/QUI

9h-12h
Aula 6 – A questão LGBTI
Professor Ronaldo Maia

15h-18h
Aula 6 – A questão LGBTI
Professor Ronaldo Maia

22/SEX

9h-12h
Aula 7 – Classe, raça, gênero e a questão LGBTI na luta pelo socialismo
Professora Rayane Cristina de Andrade Gomes

15h-18h
Aula 7 – Classe, raça, gênero e a questão LGBTI na luta pelo socialismo
Professora Rayane Cristina de Andrade Gomes

Grade opção C: 10 horas

Janeiro 2021

25/SEG

19h-21h
Aula 1 – Introdução: as polêmicas sobre política, religião, classe, raça, gênero e a questão LGBTI
Professora Elisa Guaraná

26/TER

19h-21h
Aula 2 – Política e religião
Aula 3 – Política e classes sociais
Professora Mariuza Guimaraes

27/QUA

19h-21h
Aula 4 – Classe e raça
Aula 5 – Classe e gênero
Professora Anselma Sales
Objetivo: Compreender as desigualdades a partir das variáveis gênero, classe e raça, tendo referencial o aporte teórico do final do século XX e início do século XXI que aponta a convergência dessas construções na estrutura e no funcionamento da sociedade contemporânea, de modo a apreender a complexidade, diversidade e formas de operação dessas opressões.Programa: 1) Convergência entre raça e classe – contribuições do feminismo negro; 2) Convergência entre gênero e classe – contribuições do feminismo marxista/socialista; 3) Raça, classe e gênero – interseccionalidade e consubstancialidade na sociedade contemporânea.Referências BibliográficasBAIRROS, Luiza. Lembrando Lélia Gonzalez, 1935-1994. Afroasia, Salvador, n. 23, 2000. BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades. Mediações, Londrina, v. 20 N. 2, P. 27-55, jul./dez. 2015. CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011. COLLINS, Patrícia Hill. “Em direção a uma nova visão: raça, classe e gênero como categorias de análise e conexão”, in: MORENO, Renata (org.). Reflexões e práticas de transformação feminista. São Paulo: SOF, 2015. CRENSHAW, Kimberle. Documento para o Encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 171-187, 2002.DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018.HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça: Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 26, n. 1; 2014.WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. Revista da ABPN, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1; p. 8-17, 2010.

28/QUI

19h-21h
Aula 6 – A questão LGBTI
Professor Ronaldo Maia

29/SEX

19h-21h
Aula 7 – Classe, raça, gênero e a questão LGBTI na luta pelo socialismo
Professora Thaisa Magalhães

Deixe um comentário