A Escola Latino-americana de História e Política é uma iniciativa autossustentável e sem fins lucrativos, todas e todos docentes são voluntários.
As contribuições destinam-se a custear os custo operacionais da escola.
A contribuição para este curso é de R$ 25,00 ou R$ 35,00.
Caso voce não tenha condições de arcar com nenhum valor envie uma solicitação de bolsa para matricula@elahp.com.br

Material de apoio

Coordenador e docente: Beluce Bellucci

Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2005), graduado em Desenvolvimento Econômico e Social – Université de Paris I – Sorbonne (1975), mestrado em Desenvolvimento Agrário – Université de Paris I – Sorbonne (1977). É professor de história econômica com ênfase em história contemporânea da África e no processo de globalização.

Programação

Sempre aos sábados das 9h as 12h

3 de Abril

1. O processo de colonização

Visão geral das sociedades africanas / Os ciclos coloniais africanos / Formações Sociais Periféricas / Incorporação à economia mundo / Conferência de Berlin; colonizadores; processo de dominação; administração direta e indireta; África ocupada; processo de exploração colonial / Formações sociais periféricas / A sociedade doméstica / Economia colonial de exploração / O Pacto Colonial / Articulação de modos de produção / Particularidades do processo português / Economia colonial de valorização.

10 de Abril

2. O processo de descolonização

O pensamento africano / O pan-africanismo de 1ª, 2ª, e 3ª geração / As internacionais comunistas e o marxismo no continente / O V Congresso pan-africano e as lutas de independência / Os grupos de Casablanca e Monróvia / A descolonização e o contexto internacional / A descolonização como processo / Lutas política e luta armada / O apoio chinês / As diferentes vias.

17 de Abril

3. A África independente

O pan-africanismo de 4ª Geração / Questão do desenvolvimento / Ser ou não ser? Tradição e modernidade; processos de modernização; capitalismo ou socialismo; neocolonialismo; socialismo africano; socialismo científico. O Estado independente desenvolvimentista / O Estado neoliberal / Da OUA à UA. As organizações continentais e as regionais / As causas do subdesenvolvimento africano.

24 de Abril

4. As colônias portuguesas na África

As revoluções em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde / O PAIGC, o MPLA, a FRELIMO, o MLSTP e os outros movimentos, as guerras de libertação nacional e a revolução socialista / Os conflitos internos / As áreas liberadas / Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Samora Machel, Manoel Pinto da Costa. A experiência socialista.

Este post tem 14 comentários

  1. Claudia Reis

    Olá. Estou muito interessada nesse curso. Tenho algumas dúvidas. Caso tenha algum imprevisto e perca alguma aula é possível acessar depois? Qual o aplicativo usado? Zoom? Muito obrigada.

    1. ELAHP

      Olá, Cláudia! É possível assistir novamente às aulas sim. Fazemos reuniões no zoom e live no Youtube.

  2. Oní Fadaká

    Presados Diretores da ELAHP !
    Olá. Estou interesado no curso. A minha dúvida é. Ao final tem certificação ?
    Grato !
    Oní Fadaká

  3. Nóslen Salem

    Boa noite. Eu gostaria de saber se a gente é comunicado no email do início das lives? Para evitar esquecer.

    1. ELAHP

      Olá! Sim, todos os matriculados são comunicados por email e recebem sempre os links para acesso às aulas no zoom e no youtube.

  4. Rui Dalcion Rocha Rossetim

    Estou interessado no curso.

    África, a nossa origem!

  5. Tatianny

    Haverá outros?
    Gostaria muito, mas dia 3 não consigo assistir. Fica gravado? Como posso fazer?
    Um abraço!

  6. Acredito que k curso venha ampliar.meus conhecimentos,visto que , como educadora poderei socializar esses conhecimentos nas minhas aulas e em cursos de formação

  7. Rui Dalcion Rocha Rossetim

    Fiz matrícula e não recebi link para o curso.

  8. Yan Trovato

    Olá estou matriculado, o certificado será enviado ao fim do curso?

Deixe uma resposta