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Educação em Disputa: A Escola Pública em Risco

  • por ELAHP
  • Nível do curso: Todos os níveis
  • Categorias Cursos 2021 - ao vivo
  • Duração 30h
  • Total matriculado 44
  • Última atualização 30 de abril de 2021

Sobre o curso

Este curso tem por objetivo promover uma contextualização histórica da educação e os debates em torno das disputas ideológicas da educação básica no país como parte de um projeto mais amplo do capitalismo global de um lado, e da resistência da educação pública e democrática de outro. Busca-se também realizar uma reflexão crítica sobre as interferências e o projeto neoliberal na formação político pedagógico na atualidade. Finalmente busca-se construir elementos para uma política alternativa e um programa de resistência à educação pública no país.

Descrição

A Escola Latino-americana de História e Política é uma iniciativa autossustentável e sem fins lucrativos, todas e todos docentes são voluntários.
As contribuições destinam-se a custear os custo operacionais da escola.
Este curso está sendo em realizado em parceria com o SINDEMA – Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, cuja categoria está isenta de qualquer contribuição. Entre em contato com o Sindicato e solicite seu Cupom de Bolsa.
Para outras/os interessadas/os a contribuição para este curso é de R$ 30,00, contribua conforme suas possibilidades.
Caso voce não tenha condições de arcar com nenhum valor envie uma solicitação de bolsa para matricula@elahp.com.br
Pacotes especiais para Sindicatos, Movimentos Sociais e entidades afins, entre em contato pelo email matricula@elahp.com.br
As aulas serão ministradas pela plataforma Zoom.
É fornecido certificado condicionado à presença de, no mínimo, 70% das aulas.

Ementa: Este curso tem por objetivo promover uma contextualização histórica da educação e os debates em torno das disputas ideológicas da educação básica no país como parte de um projeto mais amplo do capitalismo global de um lado, e da resistência da educação pública e democrática de outro. Busca-se também realizar uma reflexão crítica sobre as interferências e o projeto neoliberal na formação político pedagógico na atualidade. Finalmente busca-se construir elementos para uma política alternativa e um programa de resistência à educação pública no país.

Objetivo: promover um debate crítico acerca dos projetos políticos em curso na disputa da educação no país em perspectiva global e fomentar elementos para se pensar outro modelo de educação básica em defesa da escola pública e outras formas de formação emancipadora, popular e socialista.

De 08 de maio até 4 de setembro de 2021
Sempre aos sábados das 9h às 12h

 

 

Tópicos deste curso

10Aulas30h

Educação em Disputa: A Escola Pública em Risco

(08/05/2021) Aula 1: História social da educação no Brasil – Profº Dr. Marcos Cesar Freitas00:00:00
(22/05/2021) Aula 2: Educação e transformação social I – Profº Dr. Leandro Eliel00:00:00
(05/06/2021) Aula 3: Educação e transformação social lI – Profº Dr. Leandro Eliel00:00:00
(19/06/2021) Aula 4: O Neoliberalismo e a educação – Profª Dra. Débora Goulart
(03/07/2021) Aula 5: Empresariamento da educação – Profª Dra. Maria Caramez Carlotto
(17/07/2021) Aula 6: Educação Híbrida e o nova (o) nova (o) trabalhador(a) da educação – Profº Dra. Selma Rocha
(31/07/2021) Aula 7: A educação autoritária (cívico-militar e escola sem partido) – Profª Izabel Costa
(14/08/2021) Aula 8: Currículo em disputa – Profª Ivonete Alves Cruz Almeida
(28/08/2021) Aula 9: A disputa do Fundeb e o financiamento educação – Prof. Dr. Salomão Ximenes
(04/09/2021) Aulas 10: Educação Pública: para onde vamos? Movimentos de resistência e luta em defesa da escola pública
R$30,00