A Escola Latino-Americana de História e Política (ELAHP) nasce como empreendimento fincado no campo democrático e popular, destinado a contribuir na formação teórica e cultural de quem está vinculado às grandes lutas sociais de nosso tempo.

Desenhada como instituição autônoma, suas portas estarão abertas a militantes e a quaisquer cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre alguns dos temas mais candentes da historiografia.

Plural por opção metodológica, a ELAHP tem o compromisso de construir seus cursos a partir da confluência de distintas correntes que irradiam suas investigações com base no pensamento de esquerda.

Os eixos estruturantes de seu projeto pedagógico estão determinados pelo estudo do marxismo, das lutas revolucionárias, da história do movimento das classes trabalhadoras, das experiências concretas de governos populares e da cultura socialista, feminista e antirracista.

Esses vetores, traduzidos em cursos livres de distinta duração, serão organizados como aulas presenciais da própria instituição, programas encomendados por associações parceiras e ciclos gravados para acesso à distância.

Para além de sua atividade educacional, a ELAHP também se constitui em espaço de debate e formulação sobre as questões que lhe dão propósito, na forma de seminários e oficinas, conferências e publicações.

Autossustentáveis, os cursos ministrados serão pagos por participantes ou contratantes, a preços módicos, com a intenção de facilitar acesso a todos os interessados, sempre preservadas as condições operativas para adequado desenvolvimento das aulas e demais atividades.

A coordenação de ensino será exercida por um comitê pedagógico, formado pelos fundadores da instituição, ao qual caberá tanto o planejamento dos cursos quanto sua organização e realização, incluindo convites a professores que não pertençam aos seus quadros.

A ELAHP apresentará ao público agenda semestral de cursos, por meio físico e digital, permitindo que as inscrições possam ser previamente efetivadas e oferecendo aos alunos a oportunidade de construir sua própria grade de participação.

O objetivo não é concorrer com qualquer das instituições que atualmente já se dedicam à formação, pretensão que seria descabida. Ao contrário, com aquelas que julgarem útil, buscaremos relação de complementariedade, materializada no debate, no intercâmbio de experiências e em eventual suporte educacional.

O destaque, em nossa atividade, é o atendimento a ativistas sem vínculos orgânicos com partidos, sindicatos e movimentos, grupo ao qual torna-se difícil o engajamento nas atuais instituições progressistas de ensino, quase sempre constritas às organizações que lhe deram vida.

Acima de tudo, a ELAHP estará vinculada aos múltiplos esforços de reconstrução das ideias socialistas como centro de gravidade na educação dos homens e mulheres que integram as vanguardas do povo brasileiro e latinoamericano.

Fechar Menu
×
×

Carrinho