Sobre o curso
Entre 31 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2022 será realizada a Jornada de Formação Política – Cloves Castro, coordenada pela ELAHP e pela Associação de Estudos Página 13.
As aulas serão virtuais pela sala ZOOM para todas e todos matriculadas/os.
Quem tiver interesse em bolsa integral pode entrar em contato com a Associação e solicitar o cupom de bolsa.
Cloves Castro (18/08/39 – 15/11/20) foi um lutador social, e mais que isso, um revolucionário. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, depois, da Ação Libertadora Nacional (ALN), a dissidência do PCB liderada por Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira que optou pela luta armada como forma de resistência. Cloves foi preso e torturado pela Ditadura Militar. Não passou informações nem desistiu da luta, pelo contrário. Militou na Oposição Metalúrgica de São Paulo, perfilando-se entre aqueles que combatiam o peleguismo de Joaquinzão e a repressão ditatorial. Esteve entre os líderes da greve de 1978, retratada pelo belo documentário “Braços Cruzados, Máquinas Paradas”, de Roberto Gervitz e Sérgio Toledo. Militante do PT, integrou desde 1993 a tendência petista Articulação de Esquerda, grupo em que pôde conjugar sua combatividade de militante de base com seus princípios marxistas aprendidos nos tempos do PCB, que sempre manteve. Militante petista de primeira linha, foi candidato a presidente do Diretório Municipal de São Paulo, no PED de 2019, aos 80 anos de idade. Cloves de Castro, presente!
Conteúdo do curso
Aulas dia 31 de Janeiro, segunda
-
9h- Abertura e Aula 1 – Debate sobre os desafios da classe trabalhadora brasileira, no ano de 2022 e nos anos que virão pela frente. Valter Pomar
03:11:36 -
12h – Almoço
00:00 -
14h – Aula 2 Panorama da realidade mundial. Breno Altman
02:57:25