Download
Download is available until [expire_date]
  • Version
  • Download 4
  • Tamanho do Arquivo 2.94 MB
  • File Count 1
  • Data de Criação 15 de junho de 2023
  • Ultima Atualização 15 de junho de 2023

Haydée Lima. Construindo o SUS

Este livro é dedicado à defesa do Sistema Único de Saúde. Há várias maneiras de fazer isto: com o apoio de argumentos técnicos, dados estatísticos e arrazoados sociológicos. Neste livro, escolhemos outro caminho: contar a trajetória singular de uma menina do interior, que se converteu em construtora do SUS. Seu nome: Maria Haydée de Jesus Lima. A forma: uma entrevista concedida, nas tardes de sexta-feira, 14 de fevereiro e de domingo, 16 de fevereiro de 2020. As entrevistadoras são amigas e companheiras de Haydée: Francielly Damas e Nayara Oliveira.
Quando fizemos a proposta de entrevistá-la e ela aceitou, naquele momento em que Haydée havia se afastado do Conselho para cuidar de sua saúde, pensamos as perguntas que faríamos, propondo e ajustando uma primeira data, deixando para depois definir uma segunda, se necessário. Focamos na retomada de sua trajetória, do ponto de vista de sua militância no SUS, como mulher de esquerda, sanitarista, trabalhadora, gestora, militante do MOPS e conselheira, deixando que a conversa corresse no ritmo dado por ela. Nem imaginávamos que viria uma pandemia e que sua condição de saúde pioraria a ponto dela nos deixar em 17 de abril de 2021.
Em abril de 2023, tornou-se possível publicar a entrevista, inicialmente em formato on-line, para marcar o aniversário de 72 anos do nascimento de Haydée. Registrar sua história e contá-la é uma oportunidade de reconhecer e visibilizar o trabalho e a relevância que as mulheres possuem na construção do SUS e da saúde pública brasileira a partir da base. Esperamos que todas as pessoas que leiam, sejam tocadas pela história que virá a seguir. E que abracem a luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *