Nos dias 7 a 10 de setembro de 2020 a Escola Latino Americana de História e Política (ELAHP) oferecerá o curso online intitulado Para entender a Coreia do Norte: socialismo e geopolítica.

As aulas serão ministradas pelo Professor: Diego Pautasso* através da plataforma Zoom.

Será emitido certificado aos que tiverem no mínimo 70% de presença.

A Escola Latino-americana de História e Política é uma iniciativa autossustentável e sem fins lucrativos, todas e todos docentes são voluntários.
As contribuições destinam-se a custear os custo operacionais da escola.
A contribuição para esta atividade é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Programação
Sempre das 19h às 21h

7 de setembro, segunda
Das origens à divisão da Península: imperialismo, guerra civil e revolução

8 de setembro, terça
Os influxos da Guerra Fria: o socialismo norte-coreano e a ascensão do Tigre sul-coreano

9 de setembro, quarta
O fim da URSS e os desafios contemporâneos: sanções, negociações e modernização

10 de setembro, quinta
A geopolítica da Península Coreana e a lógica das grandes potências

Sumário: Os conflitos envolvendo a Península Coreana são frequentemente objeto de notícias e debates no âmbito dos grandes meios de comunicação. Contudo, predominam em suas apresentações um conteúdo por demais fantasioso e sensacionalista, apregoando a iminência de um conflito nuclear, o desequilíbrio político e emocional das lideranças políticas envolvidas nos processos decisórios, além de uma caracterização imprecisa e mal-intencionada sobre as tradições vinculadas ao projeto de desenvolvimento norte-coreano.

Ao lançar luz sobre aspectos centrais da história contemporânea da República Popular Democrática da Coreia, passando pelas lutas de libertação nacional e divisão da Península, as cisões e escaramuças dos tempos de Guerra Fria, os percalços do fim do bloco soviético e os efeitos dos embargos estadounidenses, é possível entender as razões das existências de determinadas contradições nos âmbitos nacional e peninsular, bem como a forma como estas se articulam com os interesses de médio e longo prazo dos atores beligerantes.

Em suma, o curso “Para entender a Coreia do Norte: socialismo e geopolítica” visa esboçar uma leitura histórica e crítica acerca de uma problemática regional que assume grau de importância global, fugindo aos estereótipos dominantes e recorrendo ao melhor da bibliografia e dos dados disponíveis sobre o tema.

Professor: Diego Pautasso
• É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez pós-doutorado em Estudos Estratégicos
Internacionais/UFRGS.
• Em 2019, foi coordenador acadêmico de uma missão de 15 dias à República Popular Democrática da Coreia.
• Autor do livro China e Rússia no pós-Guerra Fria. Editora Juruá, 2010

Este post tem 5 comentários

  1. Leandro Franco Novaes

    Boa tarde!
    As aulas ficam disponíveis pra quem se inscrever no curso? Temo não poder acompanhar em todas as datas em função do trabalho.

  2. Riccardo Giusepe de Jesus Bruno

    Boa tarde. O link das aulas será enviado por e-mail?

Deixe uma resposta