A Escola Latino-americana de História e Política é uma iniciativa autossustentável e sem fins lucrativos, todas e todos docentes são voluntários.
As contribuições destinam-se a custear os custo operacionais da escola.
A contribuição para este curso é de R$ 35,00, contribua conforme suas possibilidades.
Caso voce não tenha condições de arcar com um valor menor ou não possa arcar com nenhum valor envie uma solicitação de bolsa para matricula@elahp.com.br
Pacotes especiais para Sindicatos, Movimentos Sociais e entidades afins, entre em contato pelo email matricula@elahp.com.br
As aulas serão ministradas pela plataforma Zoom.
É fornecido certificado condicionado à presença de, no mínimo, 70% das aulas.
Organizadores e docentes do curso: Danilo Enrico Martuscelli (UFFS), Eliel Machado (UEL) e Jair Pinheiro (Unesp)
Docentes convidados: Décio Saes (Unicamp/Umesp), Patrícia Trópia (UFU) e Tatiana Berringer (UFABC)
Projeto de extensão: América Latina Pulsa! América Latina Tiembla (UEL, UFFS, Unesp)
Décio Saes entrevistado por Marcelo Lira Silva. Revista Aurora, vol. 6, n. 2, 2013, pp. 19-32.
Décio Saes. Reflexões de um docente e pesquisador. Educação & Linguagem, vol. 12, n. 20, 2009, pp. 40-53.
Renato Nucci Jr. e Danilo Enrico Martuscelli. “Política e classes sociais no Brasil: reflexões sobre a obra de Décio Saes” In: Maciel, David; Costa Neto, Pedro Leão da; Gonçalves, Rodrigo Jurucê Mattos (Orgs.). Intelectuais, política e conflitos sociais. Goiânia: Edições Gárgula; Editora Kelps, 2020, pp. 64-105.
Dossiê Décio Saes publicado no blog marxismo21: https://marxismo21.org/decio-saes/
Resumo: O objetivo deste encontro é discutir o conceito de Estado como estrutura jurídico-política e sua aplicação na análise da revolução política burguesa no Brasil.
Professor responsável: Danilo Enrico Martuscelli (UFFS)
Leitura principal:
Décio Saes. “Florestan Fernandes e a revolução burguesa no Brasil” e “A evolução do Estado no Brasil (uma interpretação marxista)” In: República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo, Boitempo, 2001, pp. 17-32 e 93-105.
Leitura complementar:
Décio Saes. “Introdução” e “Conclusão” In: A formação do Estado burguês no Brasil. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985, pp. 15-55 e 345-354.
Material de apoio:
https://drive.google.com/drive/folders/1rKUoxuMMRXMPx1lQE-NXcoaL4duJeukR?usp=sharing
Resumo: O objetivo deste encontro é analisar os conceitos de formas de Estado burguês democrática e ditatorial e observar sua evolução e limites no Brasil.
Professor responsável: Eliel Machado (UEL)
Leitura principal:
Décio Saes. “A questão da ‘transição’ do regime militar à democracia no Brasil” e “Democracia e capitalismo no Brasil: balanço e perspectivas” In: República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo, Boitempo, 2001, pp. 33-47; 107-134.
Leituras complementares:
Décio Saes. A questão da evolução da cidadania política no Brasil. Estudos avançados, vol.15, n.42 2001, pp.379-410.
Décio Saes. A democracia no capitalismo. Democracia. São Paulo, Ed. Ática, 1987, pp. 49-73.
Resumo: O objetivo deste encontro é analisar o problema teórico das frações burguesas e observar o posicionamento das classes dominantes no capitalismo brasileiro.
Professor responsável: Tatiana Berringer (UFABC)
Leituras principais:
Décio Saes. Estado e classes sociais no capitalismo brasileiro dos anos 70/80 In: República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo, Boitempo, 2001, pp. 49-70.
Décio Saes. Capitalismo e processo político no Brasil: a via brasileira para o desenvolvimento no Brasil. Boletim Campineiro de Geografia, vol. 1, n. 6, 2016, pp. 11-28.
Leituras complementares:
Décio Saes. As frações da classe dominante no capitalismo: uma reflexão teórica In: Milton Pinheiro (org.). Ditadura: o que resta da transição. São Paulo, Boitempo, pp. 105-118.
Décio Saes. Estado capitalista e classe dominante. Crítica Marxista, n. 12, 2001, pp. 156-164.
Resumo: O objetivo deste encontro é abordar o conceito de classe média e observar o comportamento das classes médias no capitalismo brasileiro
Professor responsável: Patrícia Trópia (UFU)
Leitura principal:
Décio Saes. Classe média e política no Brasil (1930-1964) In: Sérgio Buarque de Holanda (org.). História Geral da Civilização Brasileira (O Brasil Republicano: Sociedade e política: 1930-1964, tomo III, Volume 10). Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2007, pp. 533-602.
Décio Saes. Classe média e políticas de classe (uma nota teórica). Contraponto, ano II, vol. 2, 1977, pp. 96-102.
Leituras complementares:
Décio Saes. “Introdução” e “Tema” In: Classe média e sistema político no Brasil. São Paulo, T. A. Queiroz, 1984, pp. IX-X, 1-26.
Resumo: O objetivo deste encontro é discutir o conceito de neoliberalismo e de novíssima dependência e sua aplicação para a análise da política brasileira recente
Professor responsável: Jair Pinheiro (Unesp)
Leituras principais:
Décio Saes; “Populismo e neoliberalismo” e “A política neoliberal e o campo político conservador no Brasil atual” In: República do capital: capitalismo e processo político no Brasil. São Paulo, Boitempo, 2001, pp. 71-79 e 81-91.
Décio Saes. “Modelos político latino-americanos na nova fase da dependência” In: Francis Mary Guimarães Nogueira e Maria Lúcia Frizon Rizzotto (orgs). Políticas sociais e desenvolvimento: América Latina e Brasil. São Paulo, Xamã, 2007, pp. 155-172
Palestra de encerramento do curso com o professor Décio Saes, autor do livro República do capital