A Escola Latino-americana de História e Política é uma iniciativa autossustentável e sem fins lucrativos, todas e todos docentes são voluntários.
As contribuições destinam-se a custear os custo operacionais da escola.
A contribuição para este curso é de R$ 25,00 ou R$ 35,00.
Caso voce não tenha condições de arcar com nenhum valor envie uma solicitação de bolsa para matricula@elahp.com.br
Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2005), graduado em Desenvolvimento Econômico e Social – Université de Paris I – Sorbonne (1975), mestrado em Desenvolvimento Agrário – Université de Paris I – Sorbonne (1977). É professor de história econômica com ênfase em história contemporânea da África e no processo de globalização.
3 de Abril
1. O processo de colonização
Visão geral das sociedades africanas / Os ciclos coloniais africanos / Formações Sociais Periféricas / Incorporação à economia mundo / Conferência de Berlin; colonizadores; processo de dominação; administração direta e indireta; África ocupada; processo de exploração colonial / Formações sociais periféricas / A sociedade doméstica / Economia colonial de exploração / O Pacto Colonial / Articulação de modos de produção / Particularidades do processo português / Economia colonial de valorização.
10 de Abril
2. O processo de descolonização
O pensamento africano / O pan-africanismo de 1ª, 2ª, e 3ª geração / As internacionais comunistas e o marxismo no continente / O V Congresso pan-africano e as lutas de independência / Os grupos de Casablanca e Monróvia / A descolonização e o contexto internacional / A descolonização como processo / Lutas política e luta armada / O apoio chinês / As diferentes vias.
17 de Abril
3. A África independente
O pan-africanismo de 4ª Geração / Questão do desenvolvimento / Ser ou não ser? Tradição e modernidade; processos de modernização; capitalismo ou socialismo; neocolonialismo; socialismo africano; socialismo científico. O Estado independente desenvolvimentista / O Estado neoliberal / Da OUA à UA. As organizações continentais e as regionais / As causas do subdesenvolvimento africano.
24 de Abril
4. As colônias portuguesas na África
As revoluções em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde / O PAIGC, o MPLA, a FRELIMO, o MLSTP e os outros movimentos, as guerras de libertação nacional e a revolução socialista / Os conflitos internos / As áreas liberadas / Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Samora Machel, Manoel Pinto da Costa. A experiência socialista.