Local: Rua Silveira Martins 147, cj.11, Sé. São Paulo, SP
Contribuição: R$ 50,00
Porque cobramos? Pois somos uma iniciativa sem fins lucrativos e autossustentável.
Bolsa integral para desempregados (para ter direito ao desconto envie um e-mail com um comprovante para: matricula@elahp.com.br)
Certificados somente serão emitidos para alunos(as) com frequência mínima de 70%.
NOVEMBRO
14 quinta – 19h-21h30
O golpe de 2016 e seus ensinamentos para a esquerda. Um breve panorama da história do Brasil (ou de como domina a classe dominante). Apresentação do programa do curso.
Profa. Jandyra Uehara
15 sexta – 9h-12h | 14h-17h | 18h-21h
Classes e luta de classes no Brasil. Classes dominantes e dominadas. Frações de classe da burguesia e a luta das classes trabalhadoras. O imperialismo e a dependência. O papel do Estado.
Profa. Mariana Davi
A “questão militar”. Militares na República Velha. Tenentismo, Revolução de 30 e Estado Novo. Segunda Guerra, papel dos Estados Unidos, a tradição golpista até 1964. A ditadura militar. Militares na redemocratização neoliberal. Militares nos governos Lula e Dilma. Os militares e o golpe de 2016. A esquerda e os militares ao longo da história republicana do Brasil.
Prof. José Genoino
Ideologia, cultura, educação e comunicação. Como se produziram e como se difundiram as visões de mundo da classe dominante, ao longo da história republicana. Jornais e imprensa antes de 64. A relação entre a ditadura e os meios de comunicação. Os meios de comunicação na defesa do neoliberalismo. Os meios de comunicação na oposição aos governos Lula e Dilma. Os meios de comunicação e o golpe de 2016. A esquerda e os meios de comunicação ao longo da história republicana do Brasil.
Prof. Igor Fuser
16 sábado – 9h-12h | 14h-17h | 18h-21h
O sistema de justiça. O sistema de justiça antes de 64 e durante a ditadura militar. O debate sobre o sistema de justiça no Congresso Constituinte de 1987-1988. Poder judiciário e neoliberalismo. Sistema de justiça durante os governos Lula e Dilma. O sistema de justiça e o golpe de 2016. O PT e o sistema de justiça. Sistema de justiça e exceção na contemporaneidade.
Prof. Pedro Serrano (vídeo) e Prof. Sergio Albergaria
Os setores médios. Papel dos setores médios até o golpe de 1964 e durante a ditadura militar. Os setores médios durante a redemocratização e os governos neoliberais. Os setores médios e os governos Lula e Dilma. Setores médios e o golpe de 2016. O debate sobre os setores médios na esquerda brasileira: diferentes interpretações.
Prof. André Singer
Papel do Estado e de outros aparatos na dominação. O papel dos diferentes ramos da burocracia de estado (empresas, administrações eleitas, burocracia permanente, agências etc.) e suas alterações, ao longo da história, especialmente no período neoliberal. O papel do legislativo, desde o “voto de cabresto” até o “financiamento empresarial”, incluindo a presente hegemonia da bancada ruralista burguesa.
Prof. Ubiratan P. Santos
17 domingo 9h-12h | 14h-17h
Aula conjunta com a última aula do curso “Como domina a classe dominante”,
Estratégias das esquerdas brasileiras, entre 1989 e 2018.
O debate atual sobre a estratégia.
Prof. Valter Pomar