A Revolução Russa de 1917 alterou profundamente os destinos na humanidade, produzindo a primeira tentativa de construção de uma sociedade socialista. No campo educacional, a partir das reflexões de Marx e Engels, das experiências mais avançadas até então e, fundamentalmente, das iniciativas originais de abnegados educadores, foi produzida uma pedagogia socialista soviética que buscava construir uma nova humanidade, alicerçada na busca pela unidade entre teoria e prática, entre trabalho manual e intelectual, numa perspectiva de formação integral do ser humano.
Entre avanços e recuos, essa construção educacional e pedagógica produziu experiências concretas que influenciaram diversas outras perspectivas teóricas e práticas, transformou a vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras que tiveram acesso a um conhecimento historicamente produzido e que até então lhes era negado, produzindo uma sociedade culturalmente mais avançada.
O curso Educação e Revolução – a pedagogia socialista soviética fará uma análise crítica dessa importante experiência, contando com pesquisadores e professores especialistas em variadas temáticas. Percorreremos as fundamentações marxistas para a educação e o ensino, um panorama histórico da educação russa em suas diversas fases, o papel da educação no processo revolucionário, os debates e divergências sobre as perspectivas pedagógicas, as experiências de importantes educadores e suas teorias, as perspectivas teóricas e práticas no campo do desenvolvimento e de psicologia, o legado da educação russa.
A Escola Latino-americana de História e Política é uma iniciativa autossustentável e sem fins lucrativos, todas e todos docentes são voluntários.
As contribuições destinam-se a custear os custo operacionais da escola.
A contribuição para esta atividade é de R$ 65,00 (sessenta reais). Para professoras e professores R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), para ter direito envie qualquer comprovante para matricula@elahp.com.br
(voce será redirecionado para uma página externa segura)
Sempre aos sábados das 9h00 às 12h00
19 de setembro, sábado
Aula 1 – Educação e ensino na obra de Marx e Engels
Prof. Dr. José Claudinei Lombardi – Unicamp
26 de setembro, sábado
Aula 2 – Educação, Revolução e URSS: um panorama histórico sobre os fundamentos pedagógicos e as políticas educacionais soviéticas
Prof. Dr. Leandro Sartori – UERJ
3 de outubro, sábado
Aula 3: Lênin: Educação Política
Prof. Dr. Mário Borges Neto – UFU
10 de outubro, sábado
Aula 4 – Os debates iniciais sobre a construção de uma pedagogia socialista: a educação politécnica
Prof. Dr. Leandro Sartori – UERJ
17 de outubro, sábado
Aula 5 – As influências do Pragmatismo para a pedagogia soviética nos anos iniciais
Prof. Dr. Marco Aurélio Gomes de Oliveira – UFT
Prof. Dr. José Carlos Souza Araújo – UNIUBE/UFU
24 de outubro, sábado
31 de outubro, sábado
Aula 7 – Makarenko: contribuições para a pedagogia soviética nos anos 1920 e 1930
Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto – UFSCar
28 de novembro, sábado
Aula 8 – Krupskaya e a educação soviética
Prof. Drª Nereide Saviani
21 de novembro, sábado
5 de dezembro, sábado
Aula 10 – Transformações educacionais dos anos 1930: planos quinquenais, formação escolarizada e educação social
Prof. Dr. Leandro Sartori – UERJ
12 de dezembro, sábado
19 de dezembro, sábado
Aula 12 – O legado da educação soviética para as perspectivas educacionais críticas: Gramsci e a Escola Unitária do Trabalho
Prof. Dr. Marcos Francisco Martins – USFCar