fbpx

Venezuela em debate. Valter Pomar, 2024

Capa Venezuela em debate - Valter Pomar 2024

VENEZUELA EM DEBATE
Valter Pomar
São Paulo, 2024
ELAHP – Escola Latino-americana de História e Política
Editor e organizador
Valter Pomar
Revisão
Alana Gonçalves de Souza
Projeto gráfico e diagramação
Emilio Font
Os organizadores agradecem o apoio da Fundação Perseu Abramo

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Pomar, Valter
Venezuela em debate [livro eletrônico] / Valter Pomar. — São Paulo : ELAHP, 2024.
PDF
ISBN 978-65-984947-0-4
1. Democracia 2. Eleições 3. Relações internacionais 4. Venezuela – Política e governo I. Título.
24-230754 CDD-320.987
Índices para catálogo sistemático:
1. Venezuela : História política 320.987
Eliete Marques da Silva – Bibliotecária – CRB-8/9380

Apresentação

Este livro reúne, além desta apresentação, 37 textos escritos por mim de 29 de julho a 27 de setembro de 2024. O assunto de todos os textos é o mesmo: as eleições presidenciais realizadas na República Bolivariana da Venezuela no dia 28 de julho de 2024.
Acerca destas eleições, a Executiva Nacional do PT aprovou a seguinte nota: “O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.
A nota anteriormente transcrita foi aprovada por unanimidade dos presentes na reunião da executiva nacional do PT que debateu o tema. Naquela ocasião, um dos que votaram a favor afirmou que tinha ressalvas, mas aprovou assim mesmo. Depois que a nota foi publicada, um integrante do Diretório Nacional do PT escreveu que a nota seria “precipitada”, mas não pediu que o tema fosse submetido a novo debate e deliberação. Entretanto, vários parlamentares petistas abriram divergência pública com a posição aprovada pela executiva nacional. Vários intelectuais, petistas ou próximos ao Partido, fizeram o mesmo. Além disso, a posição da direção executiva do PT sofreu questionamentos, explícitos ou implícitos, vindos de outros lugares.
Os artigos que constam desta coletânea foram escritos para defender a posição adotada pela executiva do PT. Obviamente, os argumentos utilizados são de exclusiva responsabilidade do autor.
Valter Pomar
4 de outubro de 2024

Descarregue aqui:

Website | + posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *